quarta-feira, 13 de junho de 2012

Desenvolvimento Sustentável

“O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso racional dos recursos da terra, preservando as espécies e os habitats naturais”. Definiu – se o conceito de desenvolvimento sustentável superando a abordagem ambientalista para uma abertura mais humanista.   A intensidade das ações humanas poderia causar o esgotamento dos recursos naturais. O desenvolvimento sustentável surge como alternativa das atividades humanas produzirem menos impactos ao meio ambiente. Absorver a ideia de que a relação do homem com a natureza é importante para as gerações futuras. O homem é considerado um elemento atuante na natureza. Passa a entender que o homem é uma parte importante no meio ambiente. Conferências mundiais sobre meio ambiente: Promovido pela ONU, visa debater questões globais sobre os problemas de ordem ambiental. Apresentar e propor alternativas para o desenvolvimento sustentável. Avaliação da sustentabilidade através dos temas: Mudanças climáticas, Energias, Políticas públicas etc. Estocolmo 1972 Primeira reunião convocada pela ONU para debater meio ambiente e desenvolvimento. Detecção de problemas de poluição atmosférica. Responsabilidade para os humanos na conservação do meio ambiente. Na época, um tema pouco explorado. Meio ambiente visto como uma fonte inesgotável e infinita. Rio-92 ou Eco - 92 Balanço dos problemas ambientais. Avaliação dos progressos a partir da Conferência de Estocolmo – 1972. Formatação da ideia de “Desenvolvimento Sustentável”. Elaboração de documentos para procedimentos, fiscalização e discussões ambientais. Rio + 20 – Rio de Janeiro Avaliação dos progressos desde a Rio + 10 em Johanesburgo. Discutir temas sobre água, alimento, segurança, energia, urbanização, erradicação da pobreza. Medir o crescimento levando em conta o valor dos recursos naturais. Diminuição do uso dos combustíveis fósseis. Universidade Federal da Bahia Departamento de Educação Disciplina: Didática e práxis pedagógica da Geografia I Docente: Fábio Pessoa Discente: Wesley Cerqueira- Salvador/2012 Referências www.geologo.com.br www.portalsaofrancisco.com.br www.educador.brasilescola.com www.onu.org.br http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/consumo-agua-mundo-626601.shtml http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://meninomaluquinho.educacional.com.br

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