(Landsat-7)
Histórico do satélite: A série LANDSAT teve início na segunda metade da década de 60, a partir de um projeto desenvolvido pela Agência Espacial Americana e dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. Essa missão foi denominada Earth Resources Technology Satellite (ERTS) e em 1975 passou a se denominar Landsat. A missão foi gerenciada pela NASA e pela U.S. Geological Survey (USGS) e envolveu o lançamento de sete satélites. A série Landsat continua em atividade até hoje.
País detentor do satélite: O satélite LANDSAT 7 é de propriedade do governo dos Estados Unidos através da NASA que possui um programa específico da série Landsat.
Altitude e órbita do satélite: O satélite LANDSAT 7 atualmente opera a uma altitude de 705 Km de Órbita Polar, heliossíncrona e inclinação orbital de 98°.
Características dos sensores (em operação ou última versão): O satélite LANDSAT 7 utiliza o sensor conhecido como ETM + ou The Enhanced Thematic Mapper Plus. O ETM + é um instrumento fixo com oito bandas, capaz de fornecer informações de alta resolução de imagem da superfície da Terra.
Características das bandas: Banda 1 (0,45 – 0,515) = Voltada para estudos batimétricos, entre outras funções (azul). Banda 2 (0,525 – 0,605) = É aconselhada para a identificação de sedimentos na água e qualidade de corpos hídricos (verde). Banda 3 (0,63 – 0,69) = É utilizada para estudos voltados para vegetação, delimitação de manchas urbanas e áreas agrícolas (vermelho). Banda 4 (0,75 – 0,90) = Permite identificação de elementos hídricos, vegetação, geomorfologia, solos, geologia, queimadas e áreas agrícolas (IVP). Banda 5 (1,55 – 1,75) = Apresenta sensibilidade ao teor de umidades das plantas, o que permite identificar stress na vegetação causada pela falta de água (IVM). Banda 6 (10,4 – 12,5) = Apresenta grande sensibilidade aos fenômenos relativos aos contrastes térmicos, servindo para detectar as propriedades termais de rochas, solos, vegetação e água (IVT). Banda 7 (2,09 – 2,35) = É voltada para estudos sobre geomorfologia (IVM). Banda 8 (0,52 – 0,90) = É uma banda pancromática que permite trabalhos na escala de 1:25.000 gerando imagens de alvos em áreas urbanas e rurais. Como todos os canais pancromáticos resultam em imagens mais precisas e em escalas grandes. (Pancromático).
Tipo de varredura: O LANDSAT-7 possui varredura do tipo multiespectral, o que significa a capacidade de gerar imagens em alta qualidade utilizando várias bandas ao mesmo tempo.
Resolução espectral: Resolução Espectral de 8 bandas. Resolução Espacial: A distância mínima para identificação de alvos no LANDSAT-7 varia de acordo com a banda. Para as bandas 1, 2, 3, 4, 5 e 7, a resolução espacial é de 30 metros. A 6 é de 60 metros e a 8 é de 15 metros. Resolução Radiométrica: São registrados 256 tons de cinza nas imagens do sensor ETM+, ou seja, resolução rediométrica de 28. Resolução temporal: A periodicidade do LANDSAT-7 é de aproximadamente 16 dias. Área (Km²) imageada em uma imagem: A área imageada pelo satélite LANDSAT-7 pode chegar a 31.110 Km2, onde cada imagem possui aproximadamente 183 x 170 km.
Período de revisita: Aproximadamente 16 dias.
Ano de lançamento: O Landsat 7 foi lançado em 15 abril de 1999.
Aplicação: Entre as principais aplicações do LANDSAT-7 pode-se citar o acompanhamento do uso agrícola das terras, desmatamentos, queimadas, cartografia e atualização de mapas, secas e inundações, atividades energético-mineradoras, entre outras finalidades.
Curiosidade Recolhe dados de acordo com o World Wide Sistema de Referência 2, que tem catalogado cerca de 57.784 cenas. O sensor ETM + produz cerca de 3,8 gigabits de dados para cada cena.
Referências:
Livro •Florenzano, Teresa Gallotti. Imagens de Satélite para Estudos Ambientais. São Paulo, Oficina de Textos, 2002 Internet
•Embrapa – http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/txt/landsat.htm, acessado em 2 de Abril de 2011 •Engesat - http://www.engesat.com.br/?system=news&action=read&id=526&eid=308, acessado em 9 de Abril de 2011•Inpe – http://www.dgi.inpe.br/CDSR, acessado em 2 de Abril de 2011 •Landsat 7 - http://landsat.gsfc.nasa.gov/about/landsat7.html, acessado em 3 de Abril de 2011
Universidade Federal da Bahia - UFBA Departamento de Geografia GEO A21 – Aerofotogrametria, Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto Docente: Érika Cerqueira Discentes: Lázaro, Leandro, Walter, Weldon.
Seminário sobre satélites para estudos dos recursos terrestres (Landsat-7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário