quarta-feira, 28 de setembro de 2011
ARTE GÓTICA
• De origem francesa, mais precisamente cujo centro é Paris e diretamente dependente do rei, o gótico é uma arte eminentemente urbana que nasce por volta de 1140 para as catedrais das novas sedes episcopais criadas pelo aumento da população, da burguesia, do desenvolvimento do comércio e do aumento do fluxo financeiro, é uma arte que acompanha o ressurgimento do poder régio, de novo celebrado e o poder do homem que o progresso técnico torna mais capaz, é uma construção programática promovida. O mentor do renascimento monárquico na França do séc. XII através da elevação do prestígio espiritual do rei ungido, e o ideólogo “criador do gótico”.
• A designação de gótico é posterior à terminologia medieval e tem uma conotação depreciativa por oposição ao classicismo reinante na renascença italiana; na propaganda da superioridade do renascimento italiano, homens como Vasari classificam o estilo vigente como uma expressão artística bárbara de origem alemã (goti) acusados injustamente da destruição de obras da antiguidade.
• A transição do românico para o gótico é bastante imprecisa e não uma quebra definida, mas pode-se perceber o inicio de um estilo mais sombrio e emotivo que o do período anterior. Esta transição ocorre primeira na Inglaterra e França cerca de 1200, na Alemanha cerca de 1220 e na Itália cerca de 1300. A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior.
Fontes: S.Claramunt,E.Portela,M.González ,e E.Mitre Historia de la Edad Media, Ariel história.Barcelona 1992
www.google.com Imagens google para as demais ilustrações em 26/10 às 16h e 48min
http://goticuseternus.blogspot.com/2010/05/pintura-gotica.html acesso em: 26/10 às 16h 45min
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário