terça-feira, 14 de março de 2017

Falando sobre as Conferências Mundiais do Meio Ambiente


Conheça o histórico das conferências ambientais da ONU


A Rio+20 é apenas a quarta conferência das Nações Unidas em que se discute o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável- Alessandro Greco | 15/06/2012 18:28:39


Foram necessários quase 30 anos após a criação da Organização das Nações Unidas, em 1945, para que ocorresse a primeira Conferência Mundial sobre Homem e o Meio Ambiente em 1972. O local escolhido para o encontro foi Estocolmo, na Suécia. O encontro marca a primeira vez na qual se debateu em âmbito global questões como o tamanho da população do mundo, a poluição atmosférica e a o uso de recursos naturais. Nela 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não governamentais abordaram temas como a chuva ácida e o controle da poluição do ar.
O resultado da Conferência foi uma declaração relacionada à preservação e uso dos recursos naturais. “A proteção e a melhora do ambiente é uma questão fundamental que afeta o bem estar das pessoas e o desenvolvimento econômico em todo o mundo...”, proclamava o item 2 da Declaração. O encontro ficou marcado também pela discordância entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. De um lado os desenvolvidos queriam diminuir as atividades mundiais de indústria por um tempo para reduzir a poluição. Do outro, os subdesenvolvidos queriam continuar com a industrialização pois dependiam dela para desenvolver o país e  melhorar sua situação socioeconômica.

Foram necessários mais 20 anos até que ocorresse a segunda conferência sobre o tema em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como ECO-92, no Rio de Janeiro. O encontro buscava conciliar desenvolvimento social e econômico com a conservação e proteção do ambiente. O tema, naquele momento, havia entrado na agenda dos principais chefes de Estado do mundo, e a conferência contou com a presença maciça deles. O principal resultado do encontro foi a Agenda 21, um programa de ações para o desenvolvimento sustentável para o século 21 assinado por 179 países. Durante o evento foram aprovados também dois acordos importantes: a Convenção da Biodiversidade que tem como objetivo conservar a biodiversidade, fazer uso sustentável de seus componentes e dividir de forma justa os benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos, e a Convenção sobre Mudanças Climáticas que serviu de base para o Protocolo de Kyoto de 1997, que colocou metas de redução de emissão de gases do efeito de estufa.

Em 2002, dez anos após a ECO-92, a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Joannesburgo, na África do Sul. Conhecida como Rio+10, o encontro tinha como objetivo rever as metas propostas pela Agenda 21 e trabalhar para implementar o que já estava em andamento. A expectativa era de que houvesse a definição de uma ação global que conciliasse o desenvolvimento econômico e social com a preservação do ambiente. Mas com os recentes atentados do 11 de Setembro, a conferência, no entanto, terminou por debater basicamente problemas de cunho social e frustrou as expectativas.
O quarto encontro mundial da ONU sobre meio ambiente, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20 tem a missão de definir os rumos do desenvolvimento sustentável nas próximas décadas em temas como segurança alimentar, economia verde, acesso à água, uso de energia, além de dar continuidade à agenda ambiental iniciada na Eco-92 há exatos 20 anos. A expectativa é grande.

Fonte : http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-06-15/conheca-o-historico-das-conferencias-ambientais-da-onu.html


domingo, 12 de março de 2017

Questões de Geografia - Prova IFBa 2017 -II


QUESTÃO 34 PROVA DO IFBA 2017-GEOGRAFIA



Sobre a relação entre a urbanização e a

industrialização é possível afirmar que:

A) As cidades desenvolvem-se independentemente

do contexto econômico, seus

problemas ambientais não têm relação

com a indústria e sim com a pobreza.

B) A industrialização traz apenas benefícios

às cidades e é a solução para a pobreza e

o atraso econômico;

C) Apenas os trabalhadores fabris são afetados

pelos problemas ambientais urbanos.

D) A urbanização ocorre apenas nos países

ricos, formando as metrópoles globais.

E) A urbanização se intensificou com a industrialização,

trazendo consigo questões

ambientais e sociais que impactam em

toda a sociedade.


RESPOSTA : E






QUESTÃO 35 PROVA DO IFBA 2017-GEOGRAFIA


Com base no texto a seguir marque a resposta

correta:

'Se for negro, não entra': Polícia italiana impede refugiados de
embarcar em trem para Alemanha
 
Segundo declarou um policial italiano que
pediu para ficar no anonimato, a cor da pele identifica quem são os refugiados sem documentos. “Se for negro, não entra. E se já está dentro [do vagão] deve ser controlado
porque é quase certo que não tem documento”, diz o oficial, relatando qual foi a ordem
recebida de seus superiores. “Sei que não é correto, mas é o modo mais fácil de
identificá-los. Sabemos que nenhum deles possui visto ou passaporte e por isso não
os deixamos entrar no trem internacional.” Fonte: Opera Mundi Uol, 2015. Disponível em: http://
operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/41136/ se+for+negro+nao+entra+policia+italiana+impede+refugiados+
de+embarcar+em+trem+para+alemanha.shtml  (Acesso em: 13/09/2016.)
 
A) Os refugiados da atualidade são exclusivamente
a população de origem africana.
B) O fluxo de refugiados do Oriente Médio
e da África à Europa decorre dos conflitos
religiosos, disputas políticas, guerras civis
e pobreza.
C) Os refugiados na atualidade fogem principalmente
dos desastres ambientais como
o recente terremoto na Itália.
D) Os refugiados negros, ou não, têm dificuldades
de se adaptar nos novos países,
mas sua entrada nos novos lugares não
envolve conflitos.
E) Em geral, os países ricos estão abertos
à receber populações imigrantes, pois o racismo
e a xenofobia. ocorrem apenas em países pobres.
   
 
 
 
RESPOSTA : B
 
Fonte:http://portal.ifba.edu.br/processoseletivo/destaques/gabarito

 
 
 

THOMAS ROBERT MALTHUS


Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos.


Economista inglês que elaborou uma teoria que afirmava que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta. Dentre suas obras, a principal foi o Princípio da População.

Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética, enquanto o crescimento populacional crescia de forma alarmante. Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população



Teoria Neomalthusiana

A partir da segunda metade do século XX, principalmente na década de 60, houve uma explosão demográfica, esse crescimento populacional deu início novamente às ideias de Malthus, mas com uma adaptação concernente às condições históricas, ficou denominada de Teoria Neomalthusiana,  essa teoria atenta-se para o crescimento populacional decorrente dos países subdesenvolvidos, tal crescimento provocaria a escassez dos recursos naturais, além do agravamento da pobreza e do desemprego.

Para evitar esses contratempos, os neomalthusianos propuseram políticas efetivas de controle de natalidade que foram denominadas de “planejamento familiar”. Até mesmo as instituições financeiras como BANCO MUNDIAL e FMI tem exigido o cumprimento de políticas de controle de natalidade.






Fonte:
FREITAS, Eduardo de. "Thomas Malthus"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/thomas-malthus.htm>.

terça-feira, 7 de março de 2017



O QUE É O CENSO? Você já se perguntou como é que se que se chega a um número total da quantidade de pessoas vivendo em um país? E dentro dessa quantidade, quantos são de raça branca, negra, parda, ou quantos são da classe social: rica, média alta, média baixa, pobre? Essas são algumas das muitas informações que podem ser descobertas ao se realizar um Censo, conhecido também como Censo Demográfico.

O censo é uma pesquisa de escala gigantesca feito pelo Governo Federal em todo território brasileiro, tendo como objetivo adquirir várias informações a respeito da população que vive no país.

O censo no Brasil - No Brasil esse tipo de pesquisa recebe o nome de Censo, e é realizada a cada 10 anos. Milhares de pessoas participam de um processo seletivo para trabalharem como recenseadores (é como são chamadas as pessoas que vão de casa em casa fazer as pesquisas com as famílias) e em cada casa aplicam um questionário abordando sobre variados assuntos. O primeiro Censo que se tem ideia aconteceu em 1872 e recebeu o nome de "Recenseamento da População do Império do Brasil, e o ultimo ocorreu em 2010 e antes desse em 2000.

A importância do censo-Para se ter noção do quanto essa pesquisa é importante, basta observar o quanto foi investido para que o último censo (em 2010) pudesse ter se realizado. O Governo investiu cerca de 1,4 bilhões de reais e cerca de 58 milhões de domicílios foram visitados em 5.565 municípios de todos os estados do Brasil.

Com o censo podemos obter respostas para determinadas perguntas como: Quantas pessoas existem no país? Quantos vivem em determinado local? Quantos são alfabetizados? Quantos idosos vivem no país? Qual a maior classe financeira do país? Entre muitas outras.

Mas o Censo serve principalmente como uma ferramenta indispensável para o Governo Federal. Pois é dessas pesquisas que ele retira as informações base necessárias para se traçar planos estratégicos sobre como realizará as políticas públicas relacionadas a saúde, educação, segurança, previdência social e todo os serviços de teor público. Esses dados também podem ser utilizados por empresas privadas e assim também elas podem traçar metas de acordos com os interesses específicos.

O IBGE- O órgão que realiza essa pesquisa é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele é responsável por repassar todo o treinamento aos recenseadores para que todo processo possa ocorrer sem maiores complicações e de forma rápida e mais segura possível. Várias informações sobre a realização do Censo são divulgadas em seu site pela internet, podendo ser consultada por qualquer pessoa.

https://www.estudokids.com.br/o-que-e-o-censo/

segunda-feira, 6 de março de 2017

POEMA (Devolvam-me a vida)


Autor: Valdeir Cesário dos Santos, jovem de 24 anos, Anápolis-GO

Nos muros a arte.

Na praça a dança.

Na voz a rima.

No grito a revolução.

Sem nada, me ausento. Cadê o meu espaço?

Me tiraram-no.

Devolvam-me a beleza.

Devolvam-me a arte.

A alegria e a vontade de mudar.

Devolvam-me a rua onde cresci.

A praça onde brinquei.

A Igreja onde rezei.

A escola onde aprendi, ainda que cercada por muros

e grades.

Inclino-me à rebeldia, à ocupação do espaço que me

fará crescer.

Quero a confiança em quem protege.

O grito dos revolucionários.

E a confiança no poder.

Quero a minha alegria de volta.

Mesmo que não veja o estádio tão bonito.

Ou a grama tão verdinha.

Quero a vida melhor.

Eu quero mais é viver.





sábado, 4 de março de 2017

Cidades Sustentáveis

 
 
 
 
 
A correta destinação dos resíduos sólidos é condição primordial para uma cidade sustentável. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em agosto de 2010, trouxe importantes instrumentos para que municípios de todo o Brasil iniciassem o enfrentamento aos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. PNRS tem como pilar o princípio da responsabilidade compartilhada. Isso significa que indústrias, distribuidores e varejistas, prefeituras e consumidores são todos responsáveis pelos resíduos sólidos e cada um terá de contribuir para que eles tenham uma disposição final adequada.

Buscar um melhor ordenamento do ambiente urbano primando pela qualidade de vida da população é trabalhar por uma cidade sustentável. Melhorar a mobilidade urbana, a poluição sonora e atmosférica, o descarte de resíduos sólidos, eficiência energética, economia de água, entre outros aspectos, contribuem para tornar uma cidade sustentável.
 
 
 
 
Fonte:http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis.

SETORES DA ECONOMIA

O Setor Primário corresponde ao campo das atividades econômicas referente à produção de matérias-primas, que também são chamadas de "produtos primários" por serem, em geral, recursos cultivados ou extraídos da natureza e que, posteriormente, são consumidos ou transformados em mercadorias. As atividades pertencentes ao Setor Primário são a agricultura, a pecuária e o extrativismo vegetal, animal e mineral.
 
 
 
 
O Setor Secundário da economia é o responsável pela transformação dos bens e matérias-primas advindos do setor primário em mercadorias, que são transferidas para a comercialização no setor terciário. Assim, o setor secundário corresponde à produção fabril, com vários tipos de indústrias que se estruturam em diferentes áreas e aspectos do mercado.
Existem três tipos de indústrias, categorizadas conforme a sua especialização produtiva:
a) Indústrias extrativas: são aquelas que operam a partir da extração vegetal ou mineral, seja com a retirada direta ou com a transformação de bens extrativistas, tais como o petróleo, a madeira, entre outros.
b) Indústrias de base: são responsáveis pela produção de maquinários utilizados para estruturar outras indústrias e também possuem a função de produzir materiais que não são diretamente destinados ao consumo, mas que são novamente utilizados para outras produções industriais. Exemplo: produção do aço.
c) Indústrias de bens de consumo: são as responsáveis pela produção ou montagem de mercadorias em sua fase final, que serão diretamente direcionadas ao setor terciário. É segmentada em indústria de bens duráveis (mercadorias não perecíveis) e bens não duráveis (mercadorias perecíveis).
 
 
O Setor Terciário é a área da economia que integra as atividades do comércio e da prestação de serviços.
O setor de serviços, no entanto, é muito amplo, pois envolve todos os bens "imateriais", ou seja, tudo aquilo que é oferecido ao consumidor na forma de atividades, como consertos mecânicos e domésticos, auxílios para aparelhos e tecnologias, atividades educacionais, auxílio jurídico, telemarketing, lazer, turismo, segurança, transporte, entretenimento, entre outras.
 
http://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-secundario.htmhttp://brasilescola.uol.com.br/economia/setor-terciario.htm
 

USO DO MAPA


 
Crédito: Editoria de Arte do CORREIO

Rotas perigosas: assaltos assustam motoristas Uber em Salvador

Muitos já deixam de atender solicitações em algumas localidades com medo de ataques
Bruno Wendel (bruno.cardoso@redebahia.com.br)
Atualizado em 03/03/2017 07:32:33
 
 
 
Sexta-feira de Carnaval. O motorista do aplicativo Uber Tiago Fernando Gusmão, 32 anos, transportava dois homens e uma mulher para a Santa Cruz. Os passageiros embarcaram em Ondina à 1h e disseram que ficariam em um dos edifícios  da Rua Onze de Novembro, a principal. “Quando chegamos no destino, o carona encostou a ponta de uma faca na minha barriga e anunciou o assalto”, lembra Tiago. Ele teve os R$ 220 e o celular levados pelo trio, que conseguiu fugir a pé.
Por conta dessa e de outras ocorrências, alguns motoristas do Uber têm evitado aceitar solicitações para diversos pontos da cidade. Muitos temem circular na Santa Cruz, São Gonçalo e Chopm I (Cabula), Bairro da Paz, Cocisa (Paripe), Lobato, Congo (Periperi), além do Planeta dos Macacos e a Yolanda Pires (São Cristóvão), a comunidade de Santa Rosa de Lima, o Inferninho, e a Baixa Fria (Costa Azul), e do Bate Facho (Boca do Rio).
Tiago não foi a única vítima recente de violência contra motoristas do Uber na capital. Quatro dias depois de ele ser assaltado, o também motorista Ramiro Fernandes Teles da Rocha, 23, foi encontrado baleado dentro do carro que usava para trabalhar, no Cabula. Ele foi socorrido, mas chegou morto no Hospital Geral Roberto Santos.
O medo de entrar em alguns locais vem da experiência própria ou dos casos compartilhados em grupos no  WhatsApp. “Os relatos são constantes. Nos comunicamos via WhatsApp e toda hora é um relato”, conta o motorista  Flávio Braga, 35, que tem recusado corridas para São Cristóvão após relatos de assaltos a colegas no Planeta dos Macacos e na Yolanda Pires.
 
 
 
Fonte:http://www.correio24horas.com.br/detalhe/salvador/noticia/rotas-perigosas-assaltos-assustam-motoristas-uber-em-salvador/?cHash=3d661d05edbcbc0f6d51eba6677b3fa9