DINÂMICA POPULACIONAL
FLUXOS MIGRATÓRIOS
Emigração Imigração
A (saída) B (chegada)
Os tipos dos fluxos migratórios podem ser:
• Permanente
• Temporário
• Interno
• Externo
Ocorrências principais:
*Pendular
Subúrbio para o centro
Cidade para a cidade
*Transumância/ Sazonal.
Montanha para planície
*Nomadismo
*Êxodo rural
Campo para a cidade
Causas
PAÍSES DESENVOLVIDOS (XIX)
1- Rev. Industrial;
2- Mecanização do campo;
3- Desemprego rural;
4- Oferta de trabalho na cidade.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS (XX)
1- Industrialização;
2- Mecanização do campo;
3- Desemprego rural;
4- Péssimas condições de vida na cidade;
5- Fascínio urbano.
Principais povos que migraram para o Brasil
1808- Portugueses chegada de 1500 famílias açorianas no sul do país onde mais tarde surgiria a cidade de Porto Alegre.
*1818-Chegada de 1700 suíços e alemães na região serrana do Rio de Janeiro onde mais tarde surgirá a cidade de Nova Friburgo.
* 1824-Inicio da colonização germânica no sul do país.
* 1850 – Alemães ocupam o sul do país trabalhando em fazendas de policulturas. Fundaram varias cidades como: Brusque, Itajaí, Blumenau e etc.
*1870 – Italianos ocuparam a região de São Paulo, trabalhando na lavoura cafeeira, mais tarde ocuparam o sul do país para o plantio de uva.
*1908 – Japoneses ocuparam a região de São Paulo aonde cultivaram arroz, hortaliças e frutas, mas tarde ocuparam o Pará onde cultivaram pimenta do reino e juta.
Mini-aula - Apresentação da disciplina Didática práxis II – UFBA.
Professora Amaleide Lima; Alunos Tiara Rodrigues, Rogério Ferreira, Lázaro Nunes
Fontes bibliográficas:
VESENTINI J.WILLIAM; VLACH VÂNIA. Geografia Crítica, São Paulo: Ática, 2002.
AZEVEDO, GUIOMAR GOULART. O espaço mundial: o mundo em desenvolvimento, São Paulo: Moderna, 1996.
SANTOS, MILTON. Pensando o espaço do homem.São Paulo,Hucitec,1982
ANDRADE, MCDE. A Terra e o homem do Nordeste.São Paulo,Brasiliense,1963.
sábado, 1 de outubro de 2011
A Música , e o ensino de História
E como primeiro ponto abordaremos a música, o ensino, a história.A música sempre teve papel importante na história da humanidade. Através dela, civilizações expressaram sua cultura, sociedades protestaram e criticaram seu governo. Nessa perspectiva, ela foi uma forte aliada. Agora na busca por novas metodologias o professor de História visa enriquecer as aulas relacionando a música ao tema a ser estudado.
A música por si só é capaz de transpor os limites de uma única ciência, através dela vivemos a história, aprendemos geografia, biologia, política, economia, sociologia e muitas outras.
A música, e o ensino conforme os PCN’S:
"[...] é a linguagem que traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. [...] A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical [...]".
A música como metodologia de ensino, esse é o terceiro ponto que abordamos dentro deste texto. Representa um desafio muito grande, uma vez que não se trata exclusivamente da seleção do tema e a posterior aplicação da metodologia. E é preciso ter em mente o que se pretende alcançar com tal metodologia. Por vezes sua estrutura subjetiva nos transporta para um fato objetivo dentro da história, a letra, o toque, o próprio ritmo, nos remete a situações vividas dentro da própria história.
A música pode ser utilizada pelo docente nas diferentes disciplinas. Transforma-se objeto de pesquisa, fazendo com que os alunos pensem e reflitam sobre suas vidas através das letras musicais.
O diálogo da História com a música consiste num amplo campo para o ofício do historiador, porém ainda pouco explorado.
A música promove transformação, e arte, esse é o quarto ponto deste texto. A música é arte de combinar sons, é uma excelente fonte de transformação porque, além de ser utilizada como terapia psíquica para o desenvolvimento, é uma forma de transmitir idéias e informações, faz parte da comunicação social. A uma grande preocupação é com “o conteúdo”. Finalmente, a música em si, já é um grande veículo de aprendizado cultural. Uma cultura de todos os tempos, pois todos os povos cantam: dos mais primitivos aos mais eruditos. Segundo Selva Guimarães Fonseca:
“Ao incorporar diferentes linguagens no processo de ensino de história, reconhecemos não só a estreita ligação entre os saberes escolares e a vida social, mas também a necessidade de (re) construirmos nosso conceito de ensino aprendizagem”.
Ainda para ressaltarmos a importância como promoção de transformação, e arte, citação segundo Vinci de Moraes:
“investigativo nessa área da história social e cultural que trata da música ainda permanece bastante complicado, principalmente para os temas relacionados à música popular” (1997: 20).
Para concluirmos, a importância da música dentro do ensino de História, causa transformações, pois desde muito cedo somos acostumados a ouvir musicas desde canções de ninar, ou em brincadeiras, ela esta sempre em períodos de nossas vidas, podendo ser uma facilitadora no ensino. Assim considerando as palavras de Marcos Napolitano, quando este diz que:
“No Brasil, a canção ocupa um lugar especial na produção cultural, em seus diversos matizes, ela tem o termômetro, caleidoscópio e espelho não só das mudanças sociais, mas, sobretudo das nossas sensibilidades coletivas mais profundas” (2002: 77)
Referências bibliográficas
FONSECA, Selva G. (2005). Didática e Prática de Ensino de História. Ed. Papirus Editora, 4ª Ed Revista História em Reflexão: Vol. 2 n. 4 - UFGD- Dourados jul/dez 2008.
MORAES, José Geraldo Vinci de. História e Música: canção popular e conhecimento histórico. IN: Revista Brasil Acesso em 01 de outubro de 2010 às 16:30hs leira de História, ANPUH/Humanitas / FAPESP, 20.
NAPOLITANO, Marcos. História e música - história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ARAÚJO, Francisco Antônio Machado.MÚSICA, CINEMA E HISTÓRIA. Publicado em 22/04/2009.Sociedade e Cultura.
http://fazendohistoriaatravesdamusica.blogspot.com/2009/06/musica-como-metodologia-de-ensino-busca.html Acesso em 30 de setembro de 2010 às 18:21hs.
http://etapovodehistoria.blogspot.com/2009/06/musica-no-ensino-de-historia.html Acesso em 30 de setembro de 2010 às 18:28hs.
http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=864 Acesso em 01 de outubro de 2010 às 16:30hs.
http://www.scribd.com/doc/11496317/A-Musica-em-Sala-de-Aula-Trabalhando-com-a-L-Portuguesa-despertando-Valores-Humanos Acesso em 01 de outubro de 2010 às 16:40hs.
http://www.jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=42918 Acesso em 01 de outubro de 2010 às 16:50hs.
Assinar:
Postagens (Atom)