terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Música popular no Brasil do século XVIII


O lundu também é resultado dessa mistura entre Europa e África no Brasil do século XVIII. Ele era tocado na Bahia, no Rio de Janeiro e em Pernambuco e estava ligado às práticas religiosas dos escravos.

Na medida em que se distanciava desse contexto religioso e se misturava com outros gêneros musicais, o lundu começou a ser apreciado pela crescente população urbana da colônia.

A modinha surgiu nessa mesma época. De origem incerta, ela fez muito sucesso no Brasil e em Portugal. O principal representante da modinha no século XVIII foi o poeta e compositor Domingos Caldas Barbosa.

Filho de uma angolana com um português, Domingos era mulato. Graças a seu talento, conseguiu reconhecimento social no Rio de Janeiro e em Portugal. Tornou-se popular na corte portuguesa durante o reinado de D. Maria I, tocando nos salões lundus, cantigas e modinhas.


Domingos Caldas Barbosa, em litografia que ilustra a primeira edição do livro Viola de Lereno, de 1798.
No Brasil dessa época, uma das formas encontradas pelos negros para derrubar as barreiras criadas pela escravidão e pelo preconceito era revelando suas habilidades na música, na dança e nas artes em geral.

Lundu, gravura de Johann Moritz Rugendas publicada no livro Viagem pitoresca ao interior do Brasil, de 1835. Biblioteca Municipal Mário de Andrade, São Paulo.
 
 


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